Ouça:

domingo, 4 de março de 2012

Robalation Podcast #008

Dizem que o ano só começa de verdade depois do Carnaval. Pensando assim, daria pra dizer que este é o primeiro Robalation Podcast de 2012, certo? Bem, vamos lá:



1 - Madness - Clerkenwell Polka
O Madness é uma das bandas pelas quais eu fui iniciado no ska (embora não sejam exatamente uma banda de ska) e andou presente nos últimos shows do Don Robalo, com nossa abertura com One step beyond (que eu sei que não é deles, mas que conheci através da versão deles). Essa música é do disco mais recente deles, chamado The Liberty of Nolson Folgate, de 2009. Alguém podia dar um jeito de trazê-los pra tocar por aqui, hein?

2 - Fats Domino - What´s the reason I´m not pleasing you?
Fats Domino ainda vive e é outro que eu adoraria ver ao vivo, embora não tenha muita esperança de que vá acontecer. Um dos primeiros a gravar um rock! Mas faz muito tempo que o cara não toca fora de Nova Orleans e, mesmo por lá, é muito raro. Esta música foi lançada como single em 1956 e está no disco This is Fats Domino.

3 - Brasov - Kalasnjilkov
Já o Brasov não é muito difícil de voltar a ver tocando por aí, já que volta e meia tem shows deles no Rio (e volta e meia dividindo palco com o Canastra, boa dobradinha). Esta música é do disco deles, Uma noite em Tuktoyaktuk, de 2007, e é mais uma daquelas em que eles brincam de Leste Europeu.

4 - Gogol Bordello - Wonderlust King
Se é pra brincar de Leste Europeu, por que não Gogol Bordello? Esta é do disco Super Taranta, de 2007.

5 - Balcony Players - Pagode russo
E os Balcony Players são outros a brincar bastante de Leste Europeu. São duas holandesas, um peruano e um americano de Nova Orleans (vizinho de Fats?) formando uma banda de música klezmer/cigana - sem o rock que entra na mistura do Gogol Bordello - que, curiosamente, esteve tocando aqui no Rio semana passada, num sobrado no Catete, meio que sem ninguém saber. E, vejam vocês, o disco deles inclui esta versão de Pagode russo, de Luiz Gonzaga. Uma vez tive a ideia de uma versão mais ou menos nesta onda para esta mesma música pro Don Robalo, chegamos a tentar brincar com ele em ensaio - a ideia era juntá-la com a Ghost of Stephen Foster, do Squirrel Nut Zippers -, mas não rolou.

6 - Ska Maria Pastora - Jardel
Já que peguei uma versão de música nordestina, taí uma banda bacana de Recife: o Ska Maria Pastora, que colocou o disco deles pra download de graça agora no site deles. Esta música é deste disco e me pergunto se seu nome, Jardel, é em homenagem ao ex-centroavante cabeçudo (que até meio que parecia um bonecão de Olinda mesmo).

7 - Orquestra Contemporânea de Olinda - Canto da sereia
Ainda em Pernambuco, por falar em bonecão de Olinda...

8 - Alceu Valença - Flor de tangerina
E seguindo em Pernambuco... Gosto muito do disco de onde peguei essa, o De Janeiro a Janeiro, que Alceu lançou independente faz uns anos.

9 - Aggrolites - Dirty reggae
E como Flor de tangerina tem seu pezinho no reggae, fecho com o early reggae dos californianos Aggrolites.


Um comentário:

Denis disse...

Parabéns pelo podcast! Eu fiquei sabendo dele pelo facebook do skatapla. Na verdade, estou meio carente de ska pq o skatapla acabou hahaha. Parabens a banda e ao trabalho de vcs