Ouça:

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Robalation Podcast #003

Passou o Natal, ano novo chegando, todo mundo desacelerando já à espera de 2012... Mas, ainda assim, hoje tem edição nova do Robalation Podcast!



1 - Móveis Coloniais de Acaju - Sorria, sorria
Há alguns anos, o Móveis gravou esta versão para um disco coletânea de bandas independentes tocando músicas bregas dos anos 70, chamado Eu não sou cachorro mesmo - dá pra baixar aqui. Andei lembrando disso por conta de um comercial de carro que anda passando bastante na TV, usando outra versão desta música como trilha sonora.

2 - Lily Allen - Smile
Depois de Sorria, sorria, por que não Smile? No primeiro Robalation Podcast, coloquei uma música da Caro Emerald e falei que, da primeira vez que ouvi, me lembrou a Lily Allen. Ouve só essa (conhecida e batida, eu sei) e vê se não lembra mesmo - ao menos essas duas músicas; o disco da Caro Emerald não é só nesta linha e é bacana de conhecer.

3 - Paul McCartney - Mrs. Vandebilt
Lily Allen é um pop inglês bem sucedido - mas obviamente longe do que já alcançou Sir Paul, que vai lançar disco novo em fevereiro. Essa aí é da fase dele com os Wings e rolou no setlist dos shows dele no Brasil.

4 - Elvis Presley - I got a woman
Elvis, vocês sabem, era um ídolo dos Beatles. I got a woman está em seu primeiro disco, de 1956 - um ano antes do lançamento do primeiro álbum de Ray Charles, onde esta música, lançada em 1954 como single, também foi incluída.

5 - Ray Charles - Hit the road
E aqui está Ray Charles na versão mais famosa desta música - que na verdade, vejam vocês, nem é dele, mas de Percy Mayfield, com uma primeira gravação a capella que você pode ouvir aqui. Gosto muito de mostrar esta como exemplo de como uma cozinha extremamente simples muitas vezes é o que se precisa pra fazer uma música boa de dançar.

6 - Caravan Palace - Jolie Coquine
Conheci esta belo blog da Dona Didi. O Caravan Palace é uma banda francesa de electroswing - pelo menos é assim que a Wikipedia define. Enfim: pegam um som que vem lá de trás - de gente como Ray Charles, por exemplo - e mistura com coisas mais novas (e um violino). Achei legal.

7 - Puppini Sisters - Tu vuo fa l'americano
As Puppini Sisters, por outro lado, vão mais ou menos nas mesmas fontes retrô, mas preferem apostar só no retrô mesmo. Também tá valendo.

8 - Giulia y Los Tellarini - Barcelona
Seguindo com vocal feminino - e, sei lá, algum apelo retrô que não vou saber explicar bem com palavras aqui. É a música tema de Vicky Cristina Barcelona, do Woody Allen.

9 - The Lost Fingers - Pump up the jam
Esta entra agora não por vocal feminino - não tem -, nem por apelo retrô - que, neste caso, chega no máximo às Ploc 80s da vida.  Mas o violão base desta versão de Pump up the jam tem bem a ver com Barcelona. Os Lost Fingers são do Canadá e, deles, conheço os dois primeiros discos, só de versões.

10 - Roberto Carlos - Todos estão surdos

E aí encerramos o último Robalation Podcast do ano no clima Roberto Carlos especial. Por que não?

Nenhum comentário: