Ouça:

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Don Robalo no cinema: O segredo dos seus olhos

O segredo dos seus olhos
El secreto de sus ojos (Argentina, 2009)
De Juan José Campanella, com Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella, Pablo Rago, Javier Godino


Então: tava pensando há um tempo na ideia de incluir aqui no site do Don Robalo textos sobre os filmes que assisto - no cinema, na TV, em DVD -, pra relembrar os tempos em que fazia críticas de filmes, até mesmo a trabalho. É o Don Robalo no Cinema, com direito à imagenzinha robálica aí em cima pras cotações. Os demais robalos podem e devem fazer o mesmo, e até passo pra vocês as imagenzinhas pra usarem, ok?

Mas não tenho visto tanta coisa assim. E resolvi começar por O segredo dos seus olhos, que não é novidade nenhuma - ganhou o Oscar deste ano de Filme Estrangeiro e já chegou aos cinemas aqui do Brasil há um tempinho. Mas talvez valha a recomendação por isso mesmo: quem não viu, aproveite que ainda está em cartaz, e talvez não dure tanto tempo assim.

E vale mesmo vê-lo no cinema, inclusive pela sensacional cena no estádio de futebol, que numa sala escura com telão terá ainda mais impacto. Pra escrever sobre o filme, dei uma Googlada e cheguei à conclusão de que não faria mesmo texto melhor que o do meu amigo Léo Puglia para o blog do Moviebox. Assim, taí a resenha dele aí embaixo. Depois do texto do cara, volto a falar sobre a tal cena - e vai valer a pena assistir aos vídeos.

* * * * * * * * * * * *

Crítica: O segredo dos seus olhos é cinema argentino com qualidade hollywoodiana

Em O Segredo dos Seus Olhos, Ricardo Darín interpreta Benjamín Espósito, um oficial de justiça aposentado que decide escrever um livro sobre um caso de assassinato ocorrido anos antes. À medida que o personagem vai se reaproximando de uma antiga paixão, o passado vai ganhando uma nova dimensão em sua vida, e ele acaba retomando a investigação do caso que parecia encerrado.

Além de merecida, a indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro acaba mostrando a adequação do trabalho do diretor argentino Juan José Campanella às convenções Hollywoodianas. A perícia técnica e o enredo bem trabalhado criam um clima de suspense típico dos seriados americanos, um reflexo do aprendizado do cineasta no comando de episódios de Law & Order, House e outros sucessos da TV.

Contudo, a experiência de Campanella nos EUA não chega a por em xeque o caráter latino-americano de sua obra. Afinal, o que vemos em O Segredo dos Seus Olhos é um retrato contundente de uma Argentina que atravessa uma das mais dolorosas transições políticas de sua história: o golpe militar. Além do caráter político, o filme apresenta uma forte veia romântica que não chega a comprometer o clima de suspense. Ou seja, o cineasta mistura elementos diferentes na medida certa e consegue um todo coeso. Vale destacar, ainda, o antológico plano sequência do estádio do Racing, em Avellaneda. Só essa tomada já valeria o ingresso.

Leonardo Puglia

* * * * * * * * * * * *

Em cima do texto, eu só acrescentaria que, além do romance e do suspense, há até alguns momentos de comédia pelo meio. São muitos elementos se encaixando bem e te surpreendendo ao longo do filme.

Mas então: vocês viram que o Léo cita a sequência de eu falava, no estádio do Racing (que, na verdade, é do Huracán). É de babar, e de deixar qualquer um que assiste pela primeira vez pensando: "como diabos eles fizeram isso?" Sei de gente que trabalha com transmissão de eventos no SporTV que assistiu e ficou bolado. Pra vocês que ainda não viram, deem uma olhada no vídeo:




Sinistro, né não? E pra quem gosta de futebol, e se amarra em clima de estádio cheio, melhor ainda - e ainda tem a narração de rádio sublinhando o clima, coisa de quem saca da parada mesmo.

Mas como diabos eles fizeram todo este plano sequência, partindo lá de cima, depois acompanhando a jogada, daí subindo pela arquibancada...? A panorâmica começa de um helicóptero, beleza, mas como ela se encaixa com os caras dialogando no meio da galera? E caramba, encheram o estádio só pra rodar esta cena?

As respostas, eu descobri por acaso procurando no YouTube pelo vídeo da cena, que eu só queria mostrar pra vocês. Mas o vídeo que explica a parada é sensacional, porque eu pelo menos não imaginava e, depois de ver, saquei que não podia ser mesmo feito de outra maneira - clica e confere. Embaixo, a descrição dele que está lá no YouTube, em espanhol mesmo.

E, porra - só esta cena aí, tecnicamente, vale toda uma década do que foi produzido de cinema aqui no Brasil.



Desglose sobre cómo se realizó el primer plano secuencia con uso de massive software del cine nacional para el film El Secreto de sus Ojos. El trabajo se realizó con un equipo vfx que dirigimos dentro de 100 Bares Producciones. Este plano secuencia tiene una duración de cinco minutos y medio comenzando desde una toma aérea siguiendo por descubrir al actor principal (Ricardo Darín) entre la multidud de hinchas en las gradas del estadio de Huracán. La acción continúa pero esto es solo una muestra de cómo se realizaron los efectos visuales de la primer parte de la secuencia.
Desglose & Proyecto Vfx dirigido por:
Rodrigo Tomasso (Diseñador/Supervisor Vfx)
Marcelo G. García (Productor Vfx)
Imágenes Cortesía de 100 Bares Producciones.

Nenhum comentário: