Ouça:

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cruzada mundial contra o aquecimento global

Mudando um tanto o foco dos espaços internéticos do Don Robalo dessa semana que é o show de sábado, estamos participando do Blog Action Day 2009. Uma iniciativa "que une blogueiros de todo o mundo postando mensagens sobre o mesmo assunto num mesmo dia nos seus próprios blogs, com o objetivo de provocar uma discussão em torno de uma questão de importância global".

Aqui vou colocar duas matérias que ilustram alguns de meus pensamentos (rasos, por não me envolver diretamente e diariamente no assunto) sobre o tema do aquecimento global, emissão de gases nocivos ao meio ambiente, energias limpas e renováveis, etc.

O Último Segundo publicou no dia 30 de setembro a matéria "Petrobras testa injeção de CO2" falando sobre o projeto da Petrobras de injetar CO2 em reservatórios petrolíferos para aumentar a pressão desses reservatórios e consequentemente aumentar a produção. Outro benefício seria diminuir a concentração de CO2 no ar, já que parte de CO2 passaria a ficar debaixo da terra, nos reservatórios.

Eu acho que a Petrobras, com todo o poder que tem no Brasil, e com importância internacional crescente, poderia estar direcionando maior fatia de seus investimentos em fontes limpas e renováveis de energia (eólica, solar, hidrogênio, biodiesel, sei lá!), se tornando de fato uma empresa de energia, olhando para o longo prazo tanto estrategicamente para ela, como empresa (já que a tendência de longo prazo é o mundo depender cada vez menos dos combustíveis fósseis) e para a humanidade, já que nesse rítmo que estamos hoje, no longo prazo não teremos mundo.

O segundo texto eu puxei do blog Ecohabitar e tem o título"Mimetismo: energia eólica e solar em parede de hera". Fala da iniciativa de uma empresa americana, a SMIT, de desenvolver "uma nova abordagem integrada de energia eólica e solar... um sistema que combina tecnologia fotovoltaica e piezoelétrica em pequenas folhas de polietileno em forma de hera" para fornecer energia para residências.

Esse é o tipo de notícia que eu gostaria de estar lendo sobre a Petrobras e não apenas as que contam vantagens sobre as enormes reservas do pré-sal...

* * *

Mas então, já colocaram seus nomes na lista amiga do Orkut para o show de sábado?

Nenhum comentário: